Comendo bem - Pão de queijo mineiro

Por: | 19:34 Deixe um comentário

 


As pessoas não podem ver mineiro que pedem receita de pão de queijo. E eu não tiro a razão, porque o melhor é o de Minas mesmo. 

Eu amo pão de queijo, não enjôo nunca. Ainda bem que aqui em Portugal eu acho os ingredientes para fazer, porque não conseguiria ficar sem. Também encontro eles congelados, mas são muito caros e nem se comparam com os feitos em casa. 

Hoje, eu vou compartilhar a minha receita com vocês. É uma adaptação da receita da minha mãe. A dela é com leite, a minha é com água. Eu acho que com leite fica muito mole a massa e ruim para enrolar. Além disso, a minha receita, se feita com queijo emental, é sem lactose (é bom conferir no rótulo se a marca não tem lactose, as marcas daqui de Portugal geralmente não tem).

É muito fácil e rápido de fazer.


Você vai precisar de:

500gr de polvilho azedo 

100gr de queijo meia cura ou emental ralado grosso 

3 ovos

360ml de água

60ml de óleo

1 colher de chá de sal

Óleo para untar as mãos


Você pode fazer no forno (se for assar muitos) ou na Airfryer (se for assar poucos).

Se for usar forno, pré-aqueça a 200 graus e depois asse os pães por mais ou menos 30, 40 minutos, depende do forno e do tamanho das bolinhas (preste atenção para não queimar).

Pode usar assadeira antiaderente, untar com um pouco de óleo ou colocar papel manteiga. 

Se for usar a Airfryer, não precisa pré-aquecer e recomendo que use o papel manteiga. Asse por 20 minutos e olhe. Se precisar, deixe um pouco mais.


Coloque a água e óleo para ferver juntos em fogo médio.

Em uma tigela, misture o polvilho e o sal.

Escalde o polvilho com a mistura de água e óleo fervendo com cuidado.

Mexa bem com uma espátula e espere amornar (importante!!).

Se tiver uma batedeira planetária use ela com o gancho de fazer pão, fica ótimo.

Se não, pode amassar com a mão.

Adicione o queijo e misture na batedeira ou com uma colher.

Quebre os ovos, um de cada vez, em uma tigela separada para o caso de ter algum estragado.

Coloque eles e misture na batedeira ou amasse bem com a mão.

Se ficar muito mole, pode colocar um pouco mais de queijo.

Passe bastante óleo nas mãos e modele as bolinhas (pequenas ou maiores, ao seu gosto, lembrando que elas crescem).

Se quiser, pode colocar em uma ou mais vasilhas e congelar. Pode deixar no congelador por até 3 meses. Depois é só passar para a geladeira 2 dias antes. A massa fica ainda melhor para enrolar. Depois de descongelado, quando fizer as bolinhas, amasse um pouco elas para ficar mais homogênea.

Vou aproveitar e deixar uma sugestão de patê de atum que eu sempre faço para rechear os pães.

As proporções são à seu gosto. Tem duas versões:

- atum ralado em azeite ou óleo (escorrido)

- maionese

- molho de alho da Heinz

- azeitonas verdes

Ou

- atum ralado em azeite ou óleo (escorrido)

- cream cheese (eu gosto do Philadelphia sem lactose)

- molho pesto (uso o da marca Giovanni Rana)

- rúcula picada


Espero que gostem!

Até o próximo post ;)









0 comentários:

Postar um comentário