Planejamento de viagem - Definindo o destino

Por: | 10:00 Deixe um comentário

A parte mais difícil do planejamento de uma viagem costuma ser a escolha do destino. Há muitos lugares incríveis pelo mundo e a maior parte das pessoas tem dinheiro e dias de folga limitados. Além da questão financeira, deve-se levar em conta as particularidades (especialmente as climáticas) de cada lugar.
Neste post, darei algumas dicas para tentar ajudar quem está com essa dúvida, dando ênfase a lugares mais turísticos.

O primeiro item a ser levado em conta na escolha é o período do ano. Se sua folga é nas férias escolares e você pretende ir para o exterior, sua escolha é basicamente entre passar muito frio ou muito calor, levando-se em conta os destinos mais turísticos. 
Em julho, o mundo inteiro está em férias, as cidades mais conhecidas da Europa e dos Estados Unidos estão cheias de turistas (filas que não acabam mais) e os preços estão mais salgados. Para quem gosta de frio, um bom custo benefício é viajar para o Chile e a Argentina, onde há estações de esqui e também cidades onde não neva. Não é uma viagem barata, mas é mais razoável por causa do câmbio. 
Dezembro e janeiro é bem frio no hemisfério norte. Mas as cidades da Europa e EUA ficam especialmente lindas nessa época, por estarem enfeitadas com luzes de Natal e, muitas vezes, com neve. Empresas de viagem costumam fazer promoções para a semana que antecede o Natal. O Chile é um destino ótimo para se visitar nesta época, não faz muito calor nem frio, é bem agradável e não chove.
Se a sua folga é em feriados prolongados, como Carnaval, Semana Santa e semana da criança, você deve ficar atento a alguns detalhes. Saiba, primeiramente, que você vai pagar caro. Mas quem está na chuva é para se molhar, não é mesmo? O que você precisa saber mesmo é que fevereiro costuma ser muuuito frio no hemisfério norte e é bem úmido. Muito frio e chuva, realmente não recomendo. Acho que eu prefiro a Globeleza (mentira, fico na dúvida).
Na Semana Santa, continua frio e úmido na Europa, mas em alguns lugares dos EUA dá para ser feliz, como na Flórida. Aliás, na Flórida sempre dá para ser feliz. Disney no frio fica meio limitado, brinquedos que molham não funcionam, a paciência para ficar na fila (as externas) diminui bastante. Fui na Eurodisney, em Paris, fazendo -2 graus e chovendo no início de dezembro e é a vontade é de ir embora com 1 hora de parque. Mas a Disney da Flórida não faz tanto frio.
Um lugar que já fui na Semana Santa e que não vale à pena, é na Toscana. É um lugar para conhecer no fim da primavera e no verão, em abril faz frio e chove muito. Paris normalmente faz frio também, mas é tolerável, assim como Veneza, na Itália, Mas o que me incomodou mais foram as muitas excursões de adolescentes gritando nas igrejas, já que era spring break (férias de primavera). E falando nisso, aconselho que evite Cancún também no feriado de abril, é o destino preferido dos springbreakers.
A semana da criança, na minha opinião, é o melhor feriado para viajar. Época em que o clima está agradável em praticamente todos os lugares e os preços não são exorbitantes. Nos EUA, NY costuma fazer frio (peguei de 5 a 10 graus), mas na Flórida faz calor (máxima em torno de 28 graus). Há festas de halloween no parque da Universal e no Magic Kingdom nesses dias, se for do seu agrado, vá para a Disney, se não for, vá em outra época, porque os parques fecham mais cedo. Eu nunca fui nas festas, mas aproveito para fazer compras depois do dia no parque. A visita à Universal Studios fica prejudicada, pois o parque fecha às 17 e mesmo chegando cedinho não dá para ver tudo.

Para quem pode marcar as férias para qualquer mês, recomendo escolher a baixa e média temporada, a menos que goste de lugares cheios. Mas também é importante considerar as peculiaridade de cada lugar, já que para quem quer esquiar, o melhor é o inverno mesmo. Abaixo eu explico como é isso em cada lugar.
Na Europa: a baixa temporada vai do início de novembro até 14 de dezembro e de 25 de dezembro até março (exceto no carnaval). A média temporada vai de abril à maio, da metade de setembro à outubro e de 15 à 24 de dezembro. 
No Caribe/Cancún: a melhor época é de março a maio, pois a temporada de furacões é de junho ao fim de novembro e de dezembro à fevereiro é alta temporada.
Nos EUA: 
- Disney: no Natal e no Reveillon, os parques ficam lotados, à ponto de fecharem os portões e ter 3 horas de fila para uma atração. A primeira semana do ano também. O resto do mês fica mais tranquilo, assim como em fevereiro (exceto no carnaval, claro). Do começo de março até a Semana Santa, em junho, julho, na primeira metade de agosto e na segunda metade de dezembro é alta temporada. A baixa temporada é nos meses de maio, setembro (pode chover muito), outubro e primeira quinzena de novembro.
- NY: os melhores meses para visitar a cidade, levando-se em conta a temperatura, são maio, junho e setembro. 
- Miami: se o problema de NY é o frio, em Miami é o calor excessivo. A melhor época para visitar a cidade é de outubro à maio, e o pior é de junho à setembro. 
- Las Vegas: evite visitar a cidade no verão. Não pense que brasileiro está acostumado com calor, a cidade é no deserto e as temperaturas ficam nível "Rio de janeiro em janeiro sem umidade". Em dezembro e janeiro faz muito frio, pelo menos motivo. A melhor época é de março à maio, de setembro à novembro, quando não faz tanto calor nem tanto frio.
Na América do Sul: 
- Argentina: A capital Buenos Aires faz frio e calor toleráveis, chegando a 7 graus no inverno e a 30, em média, em janeiro, e é uma cidade úmida. A região da Patagônia tem clima árido e faz bastante frio. Chegando à Terra do Fogo, o clima fica úmido, onde chove com frequência. A Argentina pode ser visitada em qualquer época do ano, sendo que o norte é mais agradável de junho à setembro, Buenos Aires é melhor nos meses de abril, maio, setembro e outubro, e a parte da Cordilheira dos Andes e Patagônia tem clima melhor no verão, de dezembro à fevereiro, isso levando-se em conta temperaturas amenas. Claro que Bariloche bomba é no inverno.
- Chile: se a intenção é esquiar, o ideal é ir no inverno, de junho à agosto, mesmo sendo alta temporada, assim como o litoral é melhor no verão. A capital Santiago tem temperaturas mais agradáveis nos meses de abril, maio, setembro e outubro, mas como não faz muito calor, também é boa para visitar no verão. O começo da primavera é uma boa época para visitar o combo Santiago e os lagos Andinos. No verão, a região dos lagos fica muito cheia de turistas. O deserto do Atacama tem temperaturas amenas na primavera e no verão (exceto o Altiplano, que é sempre gelado) e faz frio suportável no outono. A melhor estação para visitar a Patagônia chilena é no verão e no fim da primavera.

Lembre-se de sempre consultar o site do Weather Channel para se certificar de como estará as temperaturas no período da viagem, pois é algo que pode variar bastante.

Já curtiu o Instagram do blog? Do dia 27 de abril até 13 de maio vou postar dicas de lugares bacanas direto de Portugal, Espanha e França. Viaje comigo através do @blogcomolegusta ;)

Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário