Fotografia para amadores - Balanço de branco (white balance)

Por: | 11:00 Deixe um comentário
Todos nós (profissionais e amadores) já fizemos uma foto que saiu com a cor diferente da real. Posso dizer isso com toda a certeza. Com quem usa o modo AWB, o balanço de branco automático, acontece com ainda mais frequência. Boa parte das câmeras, tanto compactas quanto profissionais, tem a opção de ajuste de balanço de branco, e é importante entender como se usa para ter fotos com cores reais.
A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e o número indica se a cor é mais quente (amarelo, laranja) ou mais fria (azul, verde). Por exemplo, luz incandescente, aquela lâmpada convencional, é amarela. A fluorescente mais usada é azulada. Hoje, há variações de fluorescentes, tendo a opção de luz amarela e fluorescente neutra também. A luz do dia varia de acordo com as condições meteorológicas, com a hora do dia e se está na sombra ou exposto ao sol.
O que é balanço de branco:
É uma função de ajuste da câmera que faz as cores ficarem no tom certo, de modo que objetos brancos fiquem realmente brancos na foto (ou cinza, dependendo da iluminação).
As fotos abaixo foram feitas sob a luz do início da tarde com temperatura de cor ambiente de 6500K.
Tipos de ajuste de WB:
1 - AWB: ajuste automático de balanço de branco. A câmera tenta adivinhar a temperatura de cor da luz ambiente e nem sempre acerta. 
2 - Luz do sol (daylight): A luz de um céu sem nuvens no meio do dia é azul-clara. Com isso no ajuste Daylight (o solzinho da tabela acima) a câmera acrescenta um pouco de amarelo-claro para equilibrar. Como a foto foi feita sob a luz do dia, a flor ficou com suas cores reais.
3 - Sombra (shade): Na sombra a luz é bem azul, logo, o ajuste Shade (a casinha com sombra projetada da tabela acima) compensa com amarelo forte.
4 - Nublado (cloudy): Quando está nublado, a cor da luz também é azul, mas com menos intensidade. Desta forma, também é compensado com amarelo.
1 - Tungstênio (tungsten light): A luz da lâmpada incandescente é bem amarela, quase laranja, por isso, o ajuste compensa com muito azul. Visto que a foto foi feita sob a luz do dia, a foto ficou bem azulada.
2 - Fluorescente (fluorescent light): Nas câmeras comuns, esta função reconhece a luz fluorescente como uma luz azulada, puxada para o verde. Porém, nas câmeras melhores e mais modernas, esta função chama White Fluorescent light e reconhece como uma luz branca, neutra. Na foto 2 acima, a parede ficou levemente rosada, pois o verde é compensado com rosa.
3 - Flash: o ajuste flash serve tanto para o embutido na câmera, quanto para o acoplado em cima (para flash de estúdio não). A cor da luz é azul-clara ligeiramente esverdeada, por isso foi compensada com amarelo. 
4 - WB personalizado (Custom white balance): Em algumas situações, nenhum dos ajustes chega na cor ideal. Para esses casos, existe o WB personalizado. Para usá-lo, basta fotografar uma superfície branca que esteja na mesma luz (mude para foco manual, no automático não vai disparar), entre no menu da câmera e selecione "wb personalizado" (ou algo do gênero). A câmera irá mostrar a foto ideal para pegar as informações de cor (a foto branca), basta selecionar e está gravado. 
K: este ajuste permite escolher manualmente a temperatura em kelvin.Flashes de estúdio tipo strobes, por exemplo, variam temperatura de cor, tem-se que verificar a da lâmpada usada e colocar no ajuste. Ou usar o WB personalizado.

Com essas informações, além de ajudar suas fotos a já saírem da câmera com a cor certa, ainda dá para ajustar as fotos antigas nos programinhas de edição que tem esta opção. Mas não faça de qualquer jeito contando com a edição, se ficar muito muito errada a cor, você pode perder a foto.

Leiam também os posts anteriores da categoria:

0 comentários:

Postar um comentário