Home decor - Ideias para organização de guarda-roupas

Por: | 11:30 Deixe um comentário
guarda-roupa-casal:

Começo de ano, hora de colocar a energia para circular e tirar da vida o que não serve mais. Um ótimo momento para dar aquela arrumada no guarda-roupa. 

Como toda adolescente, meu armário era bagunçadão. Jogava tudo dentro embolado só para a minha mãe não reclamar que o quarto estava bagunçado. Mas com o tempo a gente mesmo vai ficando de saco cheio de não encontrar as coisas e das roupas estarem sempre amassadas. De repente, fiquei muito chata com isso, a ponto de eu ameaçar a minha mãe de eu fazer uma arrumação no dela, porque ele é muitíssimo sem critério, não sei como ela encontra alguma coisa lá. Chega a colocar um blazer em cima do outro no cabide.

O bichinho da arrumação mordeu forte mesmo foi quando morei sozinha pela primeira vez. Não tinha dinheiro para mobiliar o apartamento e guarda-roupa é caro, então usei uma arara (suporte para cabides) que eu tinha para pendurar roupas. Foi a melhor coisa. Não tem onde esconder bagunça, onde jogar as coisas. Eu não tinha nem a cadeira de bagunça, aquela que todo mundo tem no quarto. Até começar a colocar tudo em ordem de modelo e cor foi um pulo. Quando arranjei uma cômoda com gavetas, já tinha aprendido a minha lição.

Um ano depois, voltei pra minha cidade, pra casa dos meus pais, e meu quarto tinha um guarda-roupas enorme. Consegui manter a organização e criei o hábito de doar uma peça sempre que comprava uma, até porque, eu sempre tive coisas demais (roupas, tranqueiras e coisas de trabalho).

No ano passado, mudei de novo, e desta vez, de país. Minha vida tinha que caber em duas malas de 32kg, minha mochila e minha bolsa. Foi desesperador por muito tempo. Sonhava umas 3x por semana que tinha ido ao Brasil buscar minhas coisas. Mas foi libertador também. Já não lembro mais quais roupas ficaram. Meus sapatos de salto foram todos doados, até alguns quase novos, porque é complicado usar salto nas ruas de Lisboa, quase ninguém usa.

No meu novo apartamento, resolvi que não teria guarda-roupa. Eu não consigo visualizar as roupas direito. Comprei 4 suportes de cabides de 6 euros cada e mandei colocar na parede. Comprei também uma cômoda de 3 gavetas para pijamas, lingerie e papéis, e uma sapateira de colocar na parede. Como eu não tinha nada para o frio daqui, tive que comprar desde meias até casacos. Roupa de inverno ocupa muito espaço, então peguei tudo que é de verão e que só vou consegui usar em junho, e coloquei em uma mala. Melhora a visualização e evita de pegar poeira. No Brasil é mais complicado fazer isso, porque o clima é doido, mas quem tem costume de viajar para lugares frios, se não quiser colocar em malas, pode colocar em caixas em uma parte alta do armário. 

De acordo com a minha experiência e com a pesquisa que fiz, vou dar algumas ideias para deixar o seu armário mais organizado e prático. Aí você adapta ao seu estilo e o clima de onde você mora.


Araras de roupa na decoração do quarto:
Olha só como fica bonitinho arara no quarto.

Primeiramente, dois dias antes da arrumação, coloque água e cravos dentro de um borrifador e deixe curtir. No dia, tire tudo e separe por tipo. Evite guardar papéis junto com roupas, porque as traças amam. Eu já tive um problema sério com isso.
Separe roupas, sapatos, acessórios, lingerie, pijamas, meias, roupas que ficam nas gavetas e o que mais você tiver costume de guardar ali. Em um canto, separe as roupas a serem doadas, coisas para jogar fora em um saco e as que precisam consertar alguma coisa. Limpe bem o armário e borrife a solução de água e cravo. Ajuda a desinfetar e evita traças. É bom espalhar sachês de capim saco ou saquinho de tule com cravos para que o efeito seja duradouro.

Achei um esquema bom para esta primeira organização.

diagrama do guarda roupa:

Vejo que a maioria das pessoas (mulheres principalmente) tem dificuldade em encontrar e escolher um look rapidamente. O que aprendi é que cada roupa deve ter o seu cabide individual. Além de facilitar a visualização, evita aquela coisa chata de tirar uma blusa do cabide e cair o resto no fundo do armário. Depois que comecei a fazer isso, acabou aquela história de "não tenho roupa", porque nenhuma peça fica camuflada. Se me falta algum modelo de roupa, eu sei bem qual é, porque sei bem tudo que tenho. Outra coisa, apesar de gavetas serem um mal necessário, eu detesto guardar roupa em gaveta. Parece um buraco negro onde tudo some e é muito mais difícil de manter organizado. 

Na minha cômoda eu guardo:

- Na primeira gaveta eu coloco lingerie e meias em organizadores de tecido que comprei no Ikea. Esse tipo de organizador é ótimo, dá pra guardar bijouterias, cintos, óculos, maquiagem e o que mais você precisar. Pode ser caixinhas de papelão também, mdf, qualquer coisa que crie uma divisória.
Dicas quentes para ajudar você a manter guarda-roupa e gavetas arrumados sem grandes esforços.:
Organização de gaveta:
O espaço em que vivemos todos os dias afeta diretamente o nosso corpo, nosso humor e a nossa produtividade e é por isso que organizar a casa torna a vida muito mais simples. Veja ideias.:

- Na segunda gaveta eu coloco pijamas. O bom do pijama é que não precisa escolher muito, a gente pega o primeiro que vê na frente, então não tem problema ficar na gaveta.

- Na terceira gaveta eu guardo papéis, aviamentos, remédios, secador e modeladores de cabelo. Minha maquiagem (que não é pouca) fica em cima da cômoda em uma caixa igual a esta:
GODMORGON Caixa c/compartimentos IKEA Para organizar bijuteria e maquilhagem.
Como assunto "arrumação de maquiagem" é mais amplo, vou fazer um post esta semana só sobre isso.

Acessórios eu tenho muito, porque sempre gostei e por necessidade mesmo. No inverno (de verdade, não o que se tem em boa parte do Brasil), tem que usar gorro, cachecol e luvas praticamente o tempo todo. E já que não dá para variar muito o look, já que o casacão tampa tudo e eu só tenho 3 pesadões, pelo menos nos acessórios eu gosto de variar. Os meus também ficam pendurados. Até as minhas meias over the knee (acima do joelho) ficam penduradas, porque elas enroladas ocupam muito espaço. Penduro tudo na arara com argola para cortina de chuveiro (duche). Compro 12 por 1 euro aqui. Para as meias, eu coloco uma daquelas presilhas tipo bico de pato de plástico na argola e prendo elas.



Se você não tem esse espaço todo e tem muitos acessórios do tipo, dá para fazer assim:




Até as luvas eu deixo penduradas em um cabide que veio junto com alguma coisa que comprei na Primark. Se elas não ficam na vista, eu esqueço de colocar na bolsa.

Meus colares, que não são muitos, porque deixei a maioria no Brasil (porquê???), ficam pendurados em ganchos atrás da porta do meu quarto. Não adianta, eles precisam ficar pendurados para não estragar uns aos outros nem embolar. Para quem tem muitos, isso é uma boa ideia:


Não precisa ficar na parede, os ganchinhos podem ser colocados do lado de dentro da porta do armário.

Meus brincos, anéis e presilhas de cabelo ficam em 2 organizadores de talheres, que basicamente servem para separar qualquer coisa miúda.

Tem uns mais bonitos, cobertos de veludo, o que é ótimo, e de madeira como este. Achei lindo!

VARIERA Tabuleiro p/talheres IKEA A madeira maciça é um material natural resistente.
As roupas, eu penduro em três tipos de cabides: mais finos, de plástico, para roupas de verão, roupas leves de inverno e calças, os de madeira para casacos e blazers, e os de madeira com presilhas para as saias e shorts. Procuro usar todos os de plástico iguais e da mesma cor, e os de madeira, idem. Um cabide de cada jeito ou de cada cor cria um visual poluído, dá a impressão de bagunça e atrapalha a visualização das roupas. Se seu guarda-roupas for de madeira escura, use cabides brancos/claros, se for branco, use cabides pretos para dar contraste. E ganchos sempre pra dentro.
Acha que é frescura? Olha só a diferença:

organizar guarda roupa cabides
Eu separo as roupas por modelo e faço um degradê dentro de cada bloco de modelos: 

- Shorts
- Leggings de inverno
- Calças 
- Saias curtas
- Saias longas
- Vestidos curtos
- Vestidos longos casuais
- Vestidos de festa curtos
- Vestidos de festa longos
- Blusas de alcinha
- Regatas
- Manga curta (blusas primeiro, camisas depois)
- Manga 3/4 ((blusas primeiro, camisas depois)
- Manga longa ((blusas primeiro, camisas depois)
- Cardigãs de linha
- Suéters de lã
- Casaquinhos de lã
- Jaquetas de couro (por ordem de comprimento)
- Blazers
- Blusas compridas de linha
- Blusas compridas de lã
- Casacos curtos pesados de inverno
- Trench-coats
- Casacos longos pesados de inverno

"Mas você coloca legging no cabide?". Coloco sim, porque as minhas são aquelas grossas com pelinho dentro e como eu não posso nem pensar em ficar sem leggings limpas para usar (eu uso duas de cada vez, uma por cima da outra no inverno), e aqui demora uns 3 dias pra roupa secar no varal (não pode colocar na secadora), eu preciso tê-las à vista para controlar. Mas as de usar em academia ficam na gaveta, claro. Por isso que o método de organização tem que ser adaptado ao estilo de vida e clima. 

Sobre sapatos, eu tenho uma sapateira de parede igual a esta:

Ela não cabe muitos sapatos, mas eu também não tenho muitos. Quase todos eu tive que comprar aqui em Portugal, porque o estilo de vida aqui é outro, se anda muito à pé e as calçadas são super escorregadias, por isso, os calçados com sola de plástico do Brasil não funcionam aqui. Tem que ser tudo de borracha. Todo mundo usa tênis aqui, mas são uns modelos levinhos, não esportivos. Eu nunca achei nada desse tipo no Brasil. Aqui tem muito sapato bonito e confortável. Esse tipo de tênis também ocupa pouco espaço, então dá pra colocar mais na sapateira. Elas são moduladas, se eu quiser, posso comprar mais uma e colocar ao lado. É muito prática e fácil de limpar. Comprei no Ikea. Lá tem um outro modelo bacana que cabe mais:

Este é de chão mesmo.


Achei esta na internet. Achei um sonho!


Outras opções para guardar os sapatos:


Colocando os sapatos de forma oposta, você consegue economizar muito espaço.


Um suporte com rodízios embaixo da cama é uma ótima forma de aproveitar o espaço.

Para quem não tem muito sapatos, ou para aqueles que são usados apenas em ocasiões especiais, essas caixas de tecido transparente na frente são ótimos. Eu detesto guardar sapato nas caixas que eles vêm, porque eu não consigo vê-los. Acho nada prático.

Se você é dessas que fica perdida na hora de montar os looks, tem um aplicativo para celular onde é possível catalogar as roupas e acessórios e montar os looks virtualmente. É o Stylebook. Tem um app para mulheres e um para homens. Não testei ainda, mas quando as roupas de verão saírem da mala, eu quero usar.

Esta semana eu estou por conta de escrever aqui no blog. Ainda vai ter muito conteúdo bacana!

Até o próximo post! ;)











0 comentários:

Postar um comentário