Por aí - Lisboa - Feira da Ladra

Por: | 21:09 Deixe um comentário

A Feira da Ladra acontece em Lisboa desde o século XIII (sim, 13!), porém, tendo ganhado este nome em 1610. Já esteve em várias partes da cidade, sendo que desde 1882 ela acontece no Campo de Santa Clara, próximo ao Panteão (foto acima). Pra quem não conhece, é uma feira de rua de objetos de segunda mão e artesanato, às terças e sábados, de manhã até à tarde. É meio bagunçadinha, meio estranha à primeira vista, mas sabendo garimpar, dá para conseguir antiguidades por preços incríveis.



Como é um lugar que a gente se distrai com facilidade e não é muito "bento", não costumo levar minha câmera, então a maioria das fotos são de celular e tiradas com pressa.





Mesmo sendo fotógrafa, eu fico mais pirada nas louças (ou loiças, como falam aqui) que nas câmeras.
E elas são mesmo baratas. Dá para comprar conjunto de xícaras por 5 euros. Tudo é negociado, se comprar muita coisa de um mesmo vendedor, o preço fica ainda menor.


Eu costumo ir uma vez por semana com um amigo para ajudá-lo a garimpar brinquedos que ele usa em decorações de festas infantis. Saímos de lá sempre exaustos, cheios de sacolas pesadas e com fome. Acho que todo mundo sai assim. Aí um casal, a brasileira Angélica e o italiano Enrico (que são fofíssimos!), abriram o Focaccia in Giro, um pequeno café, na rua onde acontece a feira e assim fechar a experiência com chave de ouro. A focaccia deles é das melhores coisas que eu já comi. E agora eles ainda colocaram uns gelados (picolés) maravilhosos pra vender lá. Tomei um de Oreo que é coisa de doido! O lugar é pequeno, mas muito agradável. Eles tem uns mini trailers que estão cada dia em um lugar Lisboa afora (por isso o "in giro"). Eu nunca comi no trailer, mas acho que o ambiente do café no Campo de Santa Clara faz muita diferença na experiência, então eu recomendo comer lá.


Essa foto é do ano passado. Agora tem uma esplanada (mesas com guarda-sóis).


Esta é a única foto que eu tenho de dentro. Tirei porque achei super lindinha esta cadeira. Não se assuste com os preços ao fundo, não é da focaccia. Ela custa de 3 a 5 euros, se não me engano. O picolé de Oreo são 3 euros muito bem empregados.


A foto ficou ruim, mas esta é foccacia. É maior do que parece e sacia bem.


Se ainda tiver com disposição, vale à pena conhecer o Panteão. Se não, volte depois, porque vale à pena!


Interior do Panteão


A região do Panteão é bem bonita.


Ah, este não é um post pago. Antes fosse! kkk

Até o próximo post! ;)

0 comentários:

Postar um comentário