O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho-MG, é um centro de arte contemporânea que tem um dos acervos mais importante do Brasil. Além das obras de arte, ainda conserva muitas espécies, inclusive algumas raras e exóticas, da flora brasileira. Esta integração das instalações de arte e a natureza fazem do Inhotim um lugar único, de uma beleza espetacular. Visitar o Instituto é uma experiência sensorial indescritível. As instalações estimulam todos os sentidos e nos estimula a pensar "fora da caixa". Algumas obras estão no local desde a inauguração e outras novas estão sempre sendo acrescentadas.
Já estive no Inhotim quatro vezes e há várias obras que ainda não vi pessoalmente ou não cheguei a entrar. O lugar está cada dia maior, um dia é pouco para visitar tudo e é bem cansativo.
Lindo é pouco!
O Inhotim atrai muitos turistas estrangeiros há anos, mas é bem pouco divulgado no Brasil. Penso que talvez seja este o objetivo do proprietário do Instituto, Bernardo Paz. O empresário do ramo de mineração e grande colecionador de arte abriu o espaço ao público em dias regulares em 2006.
Estas construções brancas são onde ficam algumas das instalações. Não vou mostrar outras porque por fora, quase todas as construções fazem a linha "bloco de concreto", mas por dentro são surpreendentes. Como as obras são para todos os sentidos, mostrá-las por dentro, por foto, ficaria estranho. O Inhotim é um lugar que é preciso conhecer pessoalmente.
Uma observação importante: recomendo fortemente que vá de tênis. O lugar é muito grande, você vai andar demais. Mas se cansar ou não tiver condições físicas de caminhar, o Inhotim tem uns carrinhos tipo aqueles de golfe que podem ser alugados.
Mas... como chegar ao Inhotim?O aeroporto mais próximo é o de Confins (BHZ) que atende Belo Horizonte. Para quem chega à Belo Horizonte sem carro, há ônibus para o Instituto saindo da rodoviária de BH às 8:15 (de terça à domingo) e retornando às 16:30, de terça à sexta, e às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados. A empresa que leva é a Saritur, em ônibus executivo. O valor é 23,90 cada trecho. Você pode comprar na rodoviária ou aqui.
Vai de carro? Há 3 caminhos possíveis, como mostra o mapa abaixo:
Onde se hospedar?
Há duas opções: se hospedar em Belo Horizonte, onde tem mais opções, ou fica em Brumadinho (recomendável). Tem uma pousadinha bem recomendada por lá, a Estalagem do Mirante.
Onde comer?
Sempre comi muito bem no Inhotim. Cheguei ao ponto de estar por perto e desviar um pouco o caminho só para almoçar lá. Há um restaurante tipo self-service à quilo (comida de primeira), com precinho um pouco salgado. Estava custando 50 reais o quilo na última vez que fui lá, deve ter aumentado um pouco depois disso. Há também um restaurante à la carte tipo bistrô, o Bar do Ganso, onde a comida é deliciosa também. Fora esses, há duas lanchonetes, sendo uma com várias opções de crepes (ótimos).
Quando ir?
Evite finais de semana e feriados, o Inhotim é sempre melhor quando está mais vazio.
Ingresso:
Às terças (exceto feriado) a entrada é grátis. Quartas e quintas é 20 reais. Sextas, sábados, domingos e feriados, 30 reais. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Você pode comprar na bilheteria do Inhotim ou aqui.
0 comentários:
Postar um comentário