Entre os amadores, principalmente os que usam câmeras compactas, o modo automático é o mais usado na hora de fotografar. Mas este neste modo, muitas vezes, não se consegue capturar da mesma maneira que se vê. E não só por falta do "olhar" de fotógrafo ou por não ter conhecimento de composição. É porque no modo automático, a câmera mede a luz e escolhe o ISO, a velocidade, a abertura (veja no artigo anterior) e balanço de branco (explicação no próximo artigo), e na falta de luz suficiente, o flash é usado. Ela não sabe o que você quer retratar, o efeito que quer dar, e também não "enxerga" como nós, ela vê com muito mais contraste, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da ocasião.
Se você não sabe usar a câmera no modo manual, saiba que também não precisa ficar preso no automático. Já reparou que a sua compacta tem outras opções?
Algumas câmera tem uma rodinha de ajuste próximo ao botão de disparo, outras você tem que acessar os modos básicos e criativos pelo menu. Aposto que você já viu esses desenhos e não entendeu para que servem. Eu vou explicar.
Na foto acima, os modos da coluna roxa estão presentes em câmeras profissionais e semiprofissionais. Os da coluna verde são os modos presentes nas compactas e em algumas semi e profissionais. Esses modos ajustam ISO, velocidade e abertura de acordo com a situação escolhida.
Portrait (modo retrato): A câmera escolhe a melhor configuração para fotografar pessoas. A câmera usa uma abertura de diafragma maior para desfocar o fundo.
Macro: A câmera escolhe a melhor configuração para fotografar objetos pequenos ou à curta distância. Modo ideal para fotografar flores, insetos e produtos pequenos. O fundo fica bem desfocado.
Landscape (modo paisagem): A câmera escolhe a melhor configuração para fotografar paisagens, usando aberturas menores, para manter em foco o máximo de assunto possível.
Sports (modo esporte): A câmera escolhe a melhor configuração para fotografar movimento. Apesar do nome, este modo não serve apenas para fotografar esportes, mas também para crianças (que dificilmente param para serem fotografadas) ou qualquer outra situação em que você queira congelar um movimento. Para isso, a câmera usa velocidade alta.
Night portrait (modo noturno): A câmera escolhe a melhor configuração para uma boa fotografia de retrato à noite. Ela procura abaixar a velocidade e aumentar a abertura para explorar ao máximo a iluminação local, permitindo que o fundo apareça. O ideal é usar um tripé ou apoio para não tremer a foto.
Até o próximo post ;)
0 comentários:
Postar um comentário